Alunos de Mineração visitam Polo Gesseiro em Araripina


As turmas do 3º e 4º ano do curso técnico Integrado ao Médio em Mineração do campus Paulistana, realizaram uma visita técnica ao polo gesseiro de Araripina-PE, no dia 21. Com objetivo de associar os conhecimentos vistos em sala de aula com a pratica. A visita ocorreu em duas etapas, pela manhã, os alunos visitaram a mina de Gipsita onde puderam observar todo o processo de uma mineração a céu aberto: método de lavra; equipamentos de perfuração, carregamento e transporte; planejamento de lavra e ambiental da mina em atividade.

No período da tarde os alunos acompanharam o processo de beneficiamento da Gipsita e sua transformação em diversos tipos de gesso. Em seguida, os discentes foram acompanhar a fabricação de pré-moldados que utilizam o gesso como matéria prima.
Para o professor Cássio Santos de Carvalho, a visita foi de grande valia, "com o as informações colhidas em campo os alunos elaboram relatórios técnicos sobre todo o processo de mineração", Lembrou.


Para a professora Telma Aguiar Pedrosa, as visitas técnicas são de grande importância para o curso de Mineração, pois sem as aulas de campo é difícil para os alunos associarem a teoria vista em sala de aula com o que é feito na pratica. 

Blog Revista Geral