Com Dilma não tem jeitinho


É forte a crítica no PMDB contra a forma pela qual a presidente Dilma ensaia anunciar seu ministério. Mais relevante do que a senadora Kátia Abreu, nome para a Agricultura, ser nova na sigla, é a escolha ser feita à revelia do partido. Dirigentes do PMDB diziam ontem que é um erro a presidente montar seu governo com imposições. Eles não querem ser tratados como o PR no Transportes.

O governo Dilma não considera protestos do PT na formação do Ministério. O partido saiu enfraquecido das urnas e está fragilizado pelo caso Petrobras. As queixas contra Joaquim Levy, na Fazenda, são vistas como protocolares. Quem teria peso para protestar, Lula, está em silêncio, embora sempre haja quem invoque o seu nome.


Os mais próximos da presidente Dilma, no Planalto, levaram um duro puxão de orelhas. Ela não gostou do vazamento para a imprensa dos nomes de sua equipe econômica. E não quer mais saber de nomes nos jornais antes que as escolhas sejam digeridas pelos aliados. A despeito das reações, Dilma não pretende voltar atrás nas escolhas.

Ilimar Franco - O Globo