PSB apoirá Uchoa em troca da 1ª e 2ª secretarias da Assembleia Legislativa

Uchoa, Moraes e Labanca receberam apoio dos novos deputados (Divulgação)
Uchoa, Moraes e Labanca receberam apoio dos novos deputados.


O líder do PSB na Assembleia Legislativa, o deputado Ângelo Ferreira, afirmou que a decisão majoritária do partido será mesmo apoiar a reeleição do deputado Guilherme Uchoa para a presidência da Casa. Em entrevista ao Diário, o socialista afirmou que a bancada não apresentará nomes, pois entende que o consenso é melhor que o desgaste de um bate-chapa.

Com o apoio consolidado, o partido deverá ocupar a 1ª e a 2ª secretarias, com os deputados Diogo Moraes e Vinícius Labanca, respectivamente. "A maior parte da bancada entende que o apoio é a melhor alternativa. Claro que há um ou outro que tem uma posição diferente, mas esse é o entendimento da maioria da bancada", ponderou Ângelo.
Com o posicionamento favorável, é pouco provável que o deputado Guilherme Uchoa não consiga os 25 votos necessários à sua reeleição. O PSB possui a maior bancada, com 15 parlamentares. O grupo de oposição que também deverá ficar majoritariamente com o deputado possui 13. Entre nove e 11 deputados estariam fechados com o pedetista. Além deles, outros quatro já declararam abertamente o apoio: os novatos Beto Accioly (SD), Professor Lupércio (SD), João Eudes (PRP) e Eduíno (PHS).

PARECER
É aguardado para a noite desta terça-feira (27), o parecer da Procuradoria da Assembleia Legislativa sobre a constitucionalidade da possibilidade de nova reeleição do deputado Guilherme Uchoa. Nos bastidores, a informação é de que a o texto será favorável ao presidente da Casa de Joaquim Nabuco, que buscará ocupar o cargo pela quinta vez. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já emitiu parecer contrário e prometeu judicializar o caso para evitar uma nova reeleição.

Emenda do deputado Raimundo Pimentel (PSB) aprovada em 2011 proibia a possibilidade de uma terceira reeleição (À época Guilherme já havia sido presidente por duas oportunidades). O pedetista, no entanto, entende que a emenda não pode retroagir e, portanto, que ele só estaria impedido de disputar o cargo de presidente da mesa no próximo biênio
.  

Fonte/diariodepernambuco