Semana de Ciência e Tecnologia pode receber o nome de Eduardo Campos


O deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE) apresentou Indicação nº 933/2015, na qual sugere ao poder Executivo que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia passe a se chamar Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Ministro Eduardo Campos.

Tadeu lembrou que Eduardo Campos foi ministro de Ciência e Tecnologia de 2004 a 2005, período de grande avanço no setor, a ponto de ser reconhecido pela comunidade científica nacional, internacional e pelas esferas administrativas e políticas como o momento mais profícuo de ampliação, consolidação e inovação no setor de Ciência e Tecnologia do País nos últimos anos.

O parlamentar também destacou o fato de que durante a passagem de Eduardo Campos pelo Ministério, três marcos fundamentais para a Ciência e Tecnologia foram aprovados. A Lei de Biossegurança, que autorizou pesquisas com células-tronco embrionárias, a regulamentação do Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia (FNDCT) e a Lei de Inovação, norma que permitiu notável avanço no ambiente para inovação tecnológica nas empresas e a criação de instrumentos para financiar projetos, operados pela FINEP e pelo BNDES.

A semana, estabelecida em 2004 pelo então Ministro Eduardo Campos, tem por objetivo principal mobilizar a população, em especial crianças e jovens, acerca de temas e atividades de ciência e tecnologia, estimulando criatividade, raciocínio lógico e inovação. “Eduardo Campos tinha convicção de que a educação não formal tem grande importância para a formação permanente dos indivíduos e para o aumento do interesse coletivo pela ciência, tecnologia e inovação, por isso, nada mais justo que que prestar essa homenagem a quem foi o idealizador da iniciativa”, finalizou o deputado.


Marcelo Bessoni /Especial para o Portal da Liderança do PSB na Câmara.