Morre bebê com microcefalia no Piauí, o quinto após epidemia

Tio do bebê Victor Hugo, que morreu com microcefalia, Maria de Lourdes Lima Sousa observa o corpo do menino durante o velório - Efrém Ribeiro
TERESINA (PI) — Um bebê com microcefalia morreu no domingo, dia 22, em Teresina, capital do Piauí. Desde que a epidemia começou a ficar evidente no Nordeste, no início de outubro, esta é a quinta morte de criança que tenha nascido com a anomalia. Três outras foram registradas no Rio Grande do Norte, e uma, na Paraíba.

O bebê Victor Hugo morreu às 15h deste domingo na Maternidade Santa Fé, no bairro Marquês, zona Norte de Teresina. O diagnóstico de microcefalia — malformação que reduz o crânio do recém-nascido — foi confirmado pela maternidade, e os dados sobre o bebê e a mãe foram encaminhados para a Secretaria de Saúde do Piauí.

Tia do menino, a técnica de enfermagem Maria de Lourdes Leite afirmou que a mãe da criança, a estudante de Nutrição Maria Eliza Lima Sousa, de 23 anos, soube que o filho tinha microcefalia no quinto mês de gestação, após ultrassom.

— Ela fazia pré-natal, e quando fez uma ultrassonografia mais detalhada, os médicos perceberam que havia batimentos cardíacos anormais e indícios de microcefalia. A partir daí, eles passaram a acompanhar de perto sua gravidez. Um dos médicos autorizou que o parto por cesariana fosse feito na tarde deste domingo. Ela ainda estava no oitavo mês de gravidez — contou Maria de Lourdes.

MÃE TERIA TIDO CHICUNGUNHA

Segundo ela, a mãe do bebê teria contraído chicungunha, doença transmitida pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito da dengue e do vírus zika. Por enquanto, para o Ministério da Saúde, é o zika o principal suspeito de ser a causa da epidemia de microcefalias na região. Os sintomas de chicungunha e zika são muito parecidos, ambos bem mais leves do que os da dengue.

— Eu estou falando para alertar às mulheres que tiveram chicungunha, para evitarem a gravidez — ressaltou Maria de Lourdes. 

Victor Hugo seria o primeiro filho de Maria Eliza Lima Sousa e do estudante Marcondes Santos, de 23 anos.

— A mãe está bem, mas muito abalada. Ela foi informada pelos médicos sobre a morte do filho — disse Maria de Lourdes.

O corpo do menino foi velado durante a tarde e o início da noite na Capela da Maternidade Santa Fé. Ele será sepultado nesta segunda-feira, no cemitério da Vermelha, na zona Sul de Teresina.

A Secretaria de Saúde do Piauí informou que, no estado, foram confirmados 27 casos de microcefalia nos últimos três meses em três maternidades da capital.

Os técnicos da Secretaria de Saúde do estado se reunirão nesta segunda-feira para discutir os procedimentos adotados em relação aos casos de microcefalia após orientação enviada pelo Ministério da Saúde, que está apurando se duas mortes de crianças — uma em Pernambuco, e outra no Rio Grande do Norte — estão relacionadas à microcefalia.

CASOS DE MICROCEFALIA CHEGAM A 399

O Ministério da Saúde divulgou na terça-feira o primeiro boletim epidemiológico sobre epidemia. Até o momento, foram notificados 399 casos da doença em recém-nascidos de sete estados da Região Nordeste.

Na próxima terça-feira, será divulgado o segundo boletim epidemiológico pelo Ministério da Saúde.

PUBLICIDADE

O maior número de casos foi registrado em Pernambuco (268), primeiro estado a identificar aumento de microcefalia em sua região e que conta com o acompanhamento de equipe do Ministério da Saúde desde o dia 22 de outubro. Em seguida, estão os estados de Sergipe (44), Rio Grande do Norte (39), Paraíba (21), Piauí (10), Ceará (9) e Bahia (8).

A Fiocruz, que participa das investigações, notificou na terça-feira que o Laboratório de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz concluiu que há presença do genoma do vírus zika em amostras de líquido amniótico de duas gestantes da Paraíba cujos fetos foram diagnosticados com microcefalia, por meio de ultrassom.


O ministro da Saúde, Marcelo Castro, afirmou que, apesar de ser um achado científico importante para o entendimento da infecção por zika em humanos, os dados atuais não permitem correlacionar inequivocamente a infecção pelo zika com a microcefalia, por falta de literatura científica sobre o assunto.

(Fonte: Oglobo)




Marcadores: , ,