Prefeito de Cedro pode ser cassado e ficar inelegível


Josenildo Leite (PSB), prefeito de Cedro-PE está sendo julgado pela prática de abuso de poder de autoridade.  O processo n° 21372 foi dado continuidade após o Tribunal Regional Eleitoral – TRE, em Recife conceder, por unanimidade de votos, provimento ao recurso eleitoral, sob a alegação de prática de abuso de poder político e econômico por parte do prefeito que, segundo as provas presentes aos autos, demonstraram redução de salários de alguns servidores, inclusive professores após as eleições de 2012, como forma de punir aqueles que manifestaram apoio aos candidatos da oposição e por não ter tido a esperada maioria de votos no pleito.

O processo foi apresentado em dezembro de 2012, pela Coligação, formada pelos partidos da oposição, ocasião em que o Juiz da Comarca de Serrita na época, Dr. Murilo Borges negou prosseguimento do caso. A oposição não satisfeita com a decisão entrou com recurso junto ao TRE – Recife, o qual acatou o recurso, determinando a continuação do processo.

Desta decisão, o Prefeito de Cedro recorreu da decisão, para o Superior Tribunal Eleitoral – TSE, lá também não conseguiu êxito. O TSE, em Brasília manteve a decisão de Recife, que determinou o julgamento do processo na Comarca de Serrita, enviando novamente os autos para que o atual Juiz da Comarca de Serrita,  Dr. Vallerie Maia prossiga o julgamento, que já realizou uma audiência na última quarta-feira (27), ocasião em que ouviu as partes e em breve decidirá sobre o caso.

Se condenado, o Prefeito de Cedro perderá seu mandato e ficará inelegível pelos próximos anos, caindo por terra seus planos de tornar-se deputado estadual, cargo que ele próprio já anunciou que deseja concorrer em 2018.


Direto de Cedro/PE

Marcadores: ,